quarta-feira, 7 de março de 2012


“Vender é muito mais difícil do que produzir”


Os estudantes de Vendas e Cooperativismo participaram de um Mini-Curso sobre Vendas ministrado pelos seus professores durante a Semana de Integração, no qual foram abordadas as seguintes temáticas: História da Venda e da Moeda, Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes, Matemática nas Vendas e Estrangeirismo.
No primeiro momento, ao falar sobre a História da Venda e da Moeda, foram expostas aos alunos informações de todos os movimentos históricos e cronológicos relacionados a essas duas modalidades de atividades do ser humano. Para isso, observou-se o contexto de cada cultura, a diferenciação e a habilidade de cada povo a superar a dificuldades, beneficiando e edificando novas ideias, onde implantaram novas ciências e tecnologias de superação, em benefício da humanidade e abertura de novos horizontes.
Ao tratar sobre “Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes”, abordou-se a questão de que a venda como fenômeno econômico é definida como instrumento que serve para oferecer ao mercado produtos que satisfaçam ao comprador e ao consumidor. Assim, como os principais tipos de venda são venda à vista e venda à prazo (a qual pode ocorrer nas seguintes modalidades: no cartão, na promissória/fatura, no cheque, no carnê e no “caderno”), o vendedor deve estar preparado para enfrentar os diversos tipos de compradores, além disso, precisa também conhecer bem o seu produto, ser honesto e leal, ter ética profissional, credibilidade, saber ouvir e focar toda a sua atenção no meio profissional – ele tem que ser Ele, e não ser um profissional imitador.
Na abordagem feita sobre “Matemática nas Vendas”, ficou claro que o bom vendedor deve ter conhecimento em cálculos matemáticos, sobretudo nos que se referem a juros, montante, regra de três e porcentagem. Assim, o conhecimento da disciplina facilita no momento das negociações, o que favorece o trabalho das partes relacionadas, lembrando também que o uso da calculadora ainda é, nos dias de hoje, um grande aliado do vendedor.
Por fim, discutiu-se a temática voltada a presença do Estrangeirismo na área de Vendas e a influência da língua inglesa nesse sentido, deixando claro o poder da linguagem e da comunicação para uma melhor atuação profissional na busca de melhores resultados.



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