“Vender
é muito mais difícil do que produzir”
Os estudantes de Vendas e
Cooperativismo participaram de um Mini-Curso sobre Vendas ministrado pelos seus
professores durante a Semana de Integração, no qual foram abordadas as seguintes
temáticas: História da Venda e da Moeda, Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes,
Matemática nas Vendas e Estrangeirismo.
No primeiro momento, ao
falar sobre a História da Venda e da Moeda, foram expostas aos alunos informações
de todos os movimentos históricos e cronológicos relacionados a essas duas
modalidades de atividades do ser humano. Para isso, observou-se o contexto de
cada cultura, a diferenciação e a habilidade de cada povo a superar a
dificuldades, beneficiando e edificando novas ideias, onde implantaram novas
ciências e tecnologias de superação, em benefício da humanidade e abertura de
novos horizontes.
Ao tratar sobre “Modalidades
de Vendas e Tipos de Clientes”, abordou-se a questão de que a venda como
fenômeno econômico é definida como instrumento que serve para oferecer ao
mercado produtos que satisfaçam ao comprador e ao consumidor. Assim, como os principais
tipos de venda são venda à vista e venda à prazo (a qual pode ocorrer nas
seguintes modalidades: no cartão, na promissória/fatura, no cheque, no carnê e
no “caderno”), o vendedor deve estar preparado para enfrentar os diversos tipos
de compradores, além disso, precisa também conhecer bem o seu produto, ser
honesto e leal, ter ética profissional, credibilidade, saber ouvir e focar toda
a sua atenção no meio profissional – ele tem que ser Ele, e não ser um
profissional imitador.
Na abordagem feita sobre
“Matemática nas Vendas”, ficou claro que o bom vendedor deve ter conhecimento
em cálculos matemáticos, sobretudo nos que se referem a juros, montante, regra
de três e porcentagem. Assim, o conhecimento da disciplina facilita no momento
das negociações, o que favorece o trabalho das partes relacionadas, lembrando também
que o uso da calculadora ainda é, nos dias de hoje, um grande aliado do
vendedor.
Por fim, discutiu-se a
temática voltada a presença do Estrangeirismo na área de Vendas e a influência da
língua inglesa nesse sentido, deixando claro o poder da linguagem e da comunicação
para uma melhor atuação profissional na busca de melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário