quarta-feira, 7 de março de 2012


“Vender é muito mais difícil do que produzir”


Os estudantes de Vendas e Cooperativismo participaram de um Mini-Curso sobre Vendas ministrado pelos seus professores durante a Semana de Integração, no qual foram abordadas as seguintes temáticas: História da Venda e da Moeda, Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes, Matemática nas Vendas e Estrangeirismo.
No primeiro momento, ao falar sobre a História da Venda e da Moeda, foram expostas aos alunos informações de todos os movimentos históricos e cronológicos relacionados a essas duas modalidades de atividades do ser humano. Para isso, observou-se o contexto de cada cultura, a diferenciação e a habilidade de cada povo a superar a dificuldades, beneficiando e edificando novas ideias, onde implantaram novas ciências e tecnologias de superação, em benefício da humanidade e abertura de novos horizontes.
Ao tratar sobre “Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes”, abordou-se a questão de que a venda como fenômeno econômico é definida como instrumento que serve para oferecer ao mercado produtos que satisfaçam ao comprador e ao consumidor. Assim, como os principais tipos de venda são venda à vista e venda à prazo (a qual pode ocorrer nas seguintes modalidades: no cartão, na promissória/fatura, no cheque, no carnê e no “caderno”), o vendedor deve estar preparado para enfrentar os diversos tipos de compradores, além disso, precisa também conhecer bem o seu produto, ser honesto e leal, ter ética profissional, credibilidade, saber ouvir e focar toda a sua atenção no meio profissional – ele tem que ser Ele, e não ser um profissional imitador.
Na abordagem feita sobre “Matemática nas Vendas”, ficou claro que o bom vendedor deve ter conhecimento em cálculos matemáticos, sobretudo nos que se referem a juros, montante, regra de três e porcentagem. Assim, o conhecimento da disciplina facilita no momento das negociações, o que favorece o trabalho das partes relacionadas, lembrando também que o uso da calculadora ainda é, nos dias de hoje, um grande aliado do vendedor.
Por fim, discutiu-se a temática voltada a presença do Estrangeirismo na área de Vendas e a influência da língua inglesa nesse sentido, deixando claro o poder da linguagem e da comunicação para uma melhor atuação profissional na busca de melhores resultados.




Estágio em suinocultura é oferecido aos estudantes de Agropecuária

Os estudantes de Agropecuária assistiram a uma palestra sobre as principais características que envolvem a prática de suinocultura, que foi ministrada por Neimar Matos, Técnico em Suinocultura e Coordenador da Produção de Suínos da Fazenda Busato. Durante a palestra foi exibido um vídeo sobre a Agroceres Pic (empresa nacional do ramo de criação de suínos, que tem parceria com a Fazenda Busato), abordando sobre a criação e nutrição de suínos. Logo após a exibição, houve uma discussão do tema, onde os alunos puderam fazer diversos questionamentos, principalmente voltados à biossegurança, ou seja, os cuidados que devem ser tomados dentro da granja para evitar contaminação, bem como sobre o que é feito dos resíduos gerados pela suinocultura (os quais são pulverizados nas lavouras).
Além dessa discussão importante, Neimar falou sobre o interesse de oferecer estágio de observação aos estudantes de Agropecuária, com possibilidades de posterior contratação, de acordo ao desempenho dos mesmos e à necessidade da empresa, para atuação na Granja Busato II (suinocultura). Por fim, foram discutidas questões relacionadas às visitas técnicas que serão realizadas na Fazenda Busato, bem como o estágio de observação e co-participação que estão sendo programados para esse semestre, através de uma parceria entre a empresa e o CETEP. Nesse mesmo dia foi agendado o primeiro contato para o estágio de observação com duração de 16 horas, encaminhando o primeiro grupo de alunos para a realização do mesmo.


Compostagem Caseira foi tema de palestra dirigida aos estudantes de Agropecuária e Edificações

Noções Básicas de Compostagem Caseira foi o tema da palestra realizada no dia 15 de fevereiro pelo Gestor Ambiental Clorivaldo Barros no CETEP da Bacia do Rio Corrente.Essa palestra teve como objetivo contemplar os estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Agropecuária e como convidados especiais os alunos do curso de Edificações, fazendo parte da programação da Semana de Integração do CETEP.
No primeiro momento da palestra, o Gestor Ambiental falou sobre a quantidade de lixo que é gerado no Brasil e da necessidade de aproveitar esses resíduos, observando que o lixo pode ser luxo, já que além da questão ambiental envolvida, existe também o lado econômico que pode promover geração de renda para muitas famílias. Dando sequência à sua fala, Clorivaldo falou sobre o conceito de compostagem e composto orgânico. Depois disso, foram apresentados todos os passos que devem ser seguidos para que nós mesmos possamos realizar essa prática ecológica dentro de nossas casas.
No segundo momento, o palestrante colocou “literalmente a mão na massa”, mostrando aos nossos alunos, na prática, como pode ser realizada uma compostagem em pequena escala.Nesse momento, houve uma maior interação com os estudantes, pois puderam associar teoria e prática, fazendo interferências e sanando suas dúvidas, enquanto a “aula prática” era realizada.


Para fechar a programação, ainda foi exibido um filme sobre Produção Orgânica-Compostagem. Antes da exibição, o Professor Genival Barbosa falou sobre a compostagem de pequena e grande escala, mostrando que as técnicas são praticamente as mesmas para esse processo.
Os estudantes mostraram-se satisfeitos com essa atividade, pois o conhecimento adquirido nessedia será útil para o exercício de suas vidas profissionais, assim como disse a estudante Lindineia do curso de Agropecuária: “Nós aprendemos sobre a importância da compostagem orgânica para a adubação das plantas e tivemos um fácil entendimento em relação ao tema abordado. Esperamos que haja mais palestras como essas para que tenhamos um aprendizado direcionado à nossa prática.”


terça-feira, 6 de março de 2012


Estudantes de Edificações assistem palestra sobre obra da Creche Municipal

No dia 15 de fevereiro os estudantes do curso de Edificações do CETEP da Bacia do Rio Corrente tiveram em sua programação específica uma palestra com Agnaldo Barreto da Silva – Técnico em Edificações da cidade de Salvador e responsável pela obra da Creche Municipal de Santa Maria da Vitória. Logo de início ele apresentou aos estudantes o projeto da Creche, analisando questões voltadas à projeção da mesma, como por exemplo: a constituição da fachada, a estrutura de ferragem e o traço de concreto que apresenta. Além disso, mostrou também as características de uma Planta Baixa, bem como os cortes que nela existem, abordando, também, questões voltadas à eficiência da bomba na construção e por fim, mencionou o exemplo da obra do Estádio da Fonte Nova na cidade de Salvador. Durante esse momento, os estudantes do curso de Edificações puderam se inteirar ainda mais das ações voltadas a essa área, demonstrando interesse em conhecer mais de perto a situação apresentada pelo Técnico Agnaldo Silva, o que resultou na programação de uma visita técnica ao local da obra, a fim de melhor associarem a teoria à prática.