sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


SEC informa período de matrícula para Educação Profissional



A matrícula para os contemplados no sexto sorteio eletrônico da Educação Profissional ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro de 2012. Os selecionados devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, para os quais se inscreveram.
No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.
Ao todo foram 115.846 inscrições para os Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional na capital e interior. O sorteio foi acompanhado por órgãos controladores do Estado. Representando o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, Terezinha Lobo, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação, ressaltou a importância do sorteio para permitir a disputa em igualdade de condições entre os candidatos.

“Fico muito contente em ver a preocupação do Estado em dar efetividade à Educação Profissional da Bahia. Quero demonstrar, também, meu contentamento pelo acolhimento a dois princípios muito importantes, que é a transparência que a Secretaria procura empreender e a reparação justamente no sentido de trazer essas pessoas do ensino médio público”, disse Terezinha Lobo.


O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, também representando o Conselho Estadual de Educação (CEE), destacou que o número recorde de inscritos “aponta para a necessidade de ampliação permanente da Educação Profissional”. Ele sinalizou que a meta do Estado é chegar a 60 mil vagas, em 2012, e alcançar 84 mil vagas até 2014.


“Estamos fortalecendo a nossa rede, que hoje é a terceira maior do país em oferta de vagas, atrás apenas de São Paulo e Paraná. É importante dizer que o Estado é o maior provedor de cursos técnicos na Bahia, na frente dos Institutos Federais e do Sistema S. Ano que vem, a rede passará a ofertar, também, cursos pelo Pronatec. Nosso objetivo é formar pessoas para que ocupem os espaços gerados pelas demandas do desenvolvimento do nosso Estado”, observou Almerico.

Classificação – Todos os inscritos foram classificados, mas a matrícula será de acordo com o número de vagas ofertadas nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.  Os candidatos contemplados para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, de caráter eliminatório, que será aplicado no próprio Centro, durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois, se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário