sábado, 15 de setembro de 2012

Projeto Meio Ambiente Ensina e em Cena






Acontece no CETEP Bacia do Rio Corrente o projeto “Meio Ambiente Ensina e em Cena”, que tem como principal objetivo despertar nos estudantes o interesse por filmes e documentários ambientais. A realização do projeto é uma das estratégias do CETEP para garantir uma educação diferenciada, bem como alternativa de estágio observacional, pois os estudantes que assistem aos vídeos, também analisam o roteiro de análise dos mesmos, recebendo no final um certificado de participação no projeto.

Voltado inicialmente para os estudantes dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e em Agropecuária, o projeto é executado em sábados não letivos ou em turnos opostos, de acordo programação anteriormente discutida com os próprios estudantes.

A 1ª Mostra do Projeto “Meio Ambiente Ensina e em Cena” foi realizada no dia 28 de julho com a exibição do filme “Lixo Extraordinário”, o qual teve uma boa aceitação e participação dos estudantes. Já a 2ª Mostra aconteceu no dia 01 de setembro com a exibição dos vídeos “Saindo da Lixeira” e “Carbono e Metano”.



II Feira de Ciências da Bahia e CETEP em Ação






II Feira de Ciências da Bahia
CETEP em Ação: Pesquisa, Conhecimento e Inovação no Território da Bacia do Rio Corrente






A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, realizará a II Feira de Ciências da Bahia, um projeto que tem como objetivo “estimular o ensino-aprendizagem das ciências na Educação Básica e valorizar as boas iniciativas nesse âmbito, assim como socializar, em nível estadual, os esforços de cada escola”, de acordo informações da própria SEC.
Ciente da importância desse projeto, o CETEP Bacia do Rio Corrente participará pela primeira vez do mesmo, tendo como tema: II Feira de Ciências da Bahia - CETEP em Ação: Pesquisa, Conhecimento e Inovação no Território da Bacia do Rio Corrente.
Para melhor organizar as atividades, o Centro, através de sua equipe gestora, da equipe docente e da professora coordenadora do projeto Aldenir Dias Godrin (que participa da capacitação oferecida pela SEC), vem realizando ações direcionadas à prática da pesquisa no cotidiano educacional.
Durante as semanas que antecedem à realização da etapa escolar da Feira, que acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, o CETEP vem realizando o “Dia D” de discussão e análise das pesquisas que vem sendo realizadas pelos estudantes dos cursos técnicos. Para cada semana, são destinadas as últimas aulas e é reservado um dia diferente, a fim de promover um espaço de debate e reflexão, bem como realizar encaminhamentos importantes relativos à execução do projeto.
Dentre as várias ações que estão sendo pesquisadas, pode-se destacar: os estudantes de Agropecuária pesquisam o preparo de ração para suíno com sabugo de milho, bem como a confecção de sistema de irrigação com bambu e cabaça; os de Edificações analisam a confecção de saquinhos biodegradáveis para mudas e também a construção de uma casa de vidro; já os estudantes de Meio Ambiente estudam a reutilização de garrafa para o aquecimento de água, assim como a construção de um divã com latas de tinta e garrafas pets.  


segunda-feira, 16 de julho de 2012

CETEP Bacia do Rio Corrente marca presença na III Feira Agropecuária de Santa Maria da Vitória

Confira algumas fotos!







segunda-feira, 25 de junho de 2012



Projeto CETEP Bacia do Rio Corrente em Ação: III Mostra dos Cursos Técnicos da Educação Profissional


O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente - CETEP, localizado no município de Santa Maria da Vitória, realiza o projeto CETEP em Ação: III Mostra dos Cursos Técnicos da Educação Profissional, durante a III Feira Agropecuária de Santa Maria da Vitória no período de 29, 30 de junho e 01 de julho.
A III Feira Agropecuária, realizada no Parque de Exposições da cidade, é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e conta com uma programação de exposições de estandes, concurso leiteiro com premiação, além de cursos e palestras com as seguintes temáticas: Curso para Derivados do Leite – Dr. Marçal Gôndolo (médico veterinário da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola); Palestra sobre Recuperação de Pastagens – Dr. Hendrikson Gomes Lima (Engenheiro Agrônomo representante da ARISTA LIFESCIENCE); Palestra sobre Inseminação com Eficiência Reprodutiva em Gado de Leite – Dr. João Daniel (médico especialista em reprodução animal da Alta Genetics); Palestra Motivacional para Produtores – Dr. João Mendes (representante da West Milk do Brasil); Palestra sobre Fortalecimento da Agricultura Familiar – Dr. Sândalo Paim (engenheiro agrônomo da extensão/SEBRAE); Curso para Derivados do Leite – Dr. Marçal Gôndolo (médico veterinário da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).
O CETEP da Bacia do Rio Corrente se faz presente apresentando os seus cursos para a comunidade local e territorial, a fim de mostrar as atividades desenvolvidas pelos estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente, Edificações, Enfermagem, Cooperativismo, Saúde Bucal e Vendas, além de divulgar a oferta de vagas e calendário de matrículas para o segundo semestre letivo.
No estande do CETEP, os visitantes podem contar com um estúdio fotográfico temático de cada curso, jornais informativos, folders, experiências de atividades, atendimento relativo às áreas dos cursos, bem como suporte de pré-matrícula com organização de um banco de dados dos interessados nas vagas para o próximo semestre. Na oportunidade, os visitantes recebem chaveiros, canetas e adesivos personalizados com a marca do CETEP.
Os estudantes dos cursos técnicos do CETEP da Bacia do Rio Corrente desenvolverão, durante os três dias da Feira Agropecuária, as seguintes atividades:
·                   .  Atendimento ao público pelos estudantes do curso Técnico de Enfermagem, com aferição de pressão arterial sistêmica; medidas antropométricas (peso, altura); tipagem sanguínea, dentre outros;
·      . Apresentação, pelos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, de práticas ecologicamente corretas que podem ser adotadas para o campo, como: construção de telhado verde, construção de canteiro de reaproveitamento de água e construção de fertirrigação com garrafa PET;
·                .   Distribuição de cerca de 300 kg de substrato e 600 mudas de hortícolas à população, bem como apresentação do Tapete Verde como alternativa alimentar para ração de gado e eqüinos, pelos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária;
·         . Orientação de técnicas de escovação e higienização bucal, além de entregas de kits de escova e creme dental, pelos estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal;
·         . Orientação ao público com informações acerca da área de construção civil e entrega de informativo construído pelos estudantes do Curso Técnico em Edificações;
·   . Apresentação de um estúdio fotográfico pelos estudantes dos cursos Técnico em Cooperativismo e Técnico em Vendas, onde os mesmos estarão colocando em prática a gestão de negócios, a partir da divulgação dos cursos e do próprio CETEP, bem como através de orientações relativas a essa área específica.

quarta-feira, 7 de março de 2012


“Vender é muito mais difícil do que produzir”


Os estudantes de Vendas e Cooperativismo participaram de um Mini-Curso sobre Vendas ministrado pelos seus professores durante a Semana de Integração, no qual foram abordadas as seguintes temáticas: História da Venda e da Moeda, Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes, Matemática nas Vendas e Estrangeirismo.
No primeiro momento, ao falar sobre a História da Venda e da Moeda, foram expostas aos alunos informações de todos os movimentos históricos e cronológicos relacionados a essas duas modalidades de atividades do ser humano. Para isso, observou-se o contexto de cada cultura, a diferenciação e a habilidade de cada povo a superar a dificuldades, beneficiando e edificando novas ideias, onde implantaram novas ciências e tecnologias de superação, em benefício da humanidade e abertura de novos horizontes.
Ao tratar sobre “Modalidades de Vendas e Tipos de Clientes”, abordou-se a questão de que a venda como fenômeno econômico é definida como instrumento que serve para oferecer ao mercado produtos que satisfaçam ao comprador e ao consumidor. Assim, como os principais tipos de venda são venda à vista e venda à prazo (a qual pode ocorrer nas seguintes modalidades: no cartão, na promissória/fatura, no cheque, no carnê e no “caderno”), o vendedor deve estar preparado para enfrentar os diversos tipos de compradores, além disso, precisa também conhecer bem o seu produto, ser honesto e leal, ter ética profissional, credibilidade, saber ouvir e focar toda a sua atenção no meio profissional – ele tem que ser Ele, e não ser um profissional imitador.
Na abordagem feita sobre “Matemática nas Vendas”, ficou claro que o bom vendedor deve ter conhecimento em cálculos matemáticos, sobretudo nos que se referem a juros, montante, regra de três e porcentagem. Assim, o conhecimento da disciplina facilita no momento das negociações, o que favorece o trabalho das partes relacionadas, lembrando também que o uso da calculadora ainda é, nos dias de hoje, um grande aliado do vendedor.
Por fim, discutiu-se a temática voltada a presença do Estrangeirismo na área de Vendas e a influência da língua inglesa nesse sentido, deixando claro o poder da linguagem e da comunicação para uma melhor atuação profissional na busca de melhores resultados.




Estágio em suinocultura é oferecido aos estudantes de Agropecuária

Os estudantes de Agropecuária assistiram a uma palestra sobre as principais características que envolvem a prática de suinocultura, que foi ministrada por Neimar Matos, Técnico em Suinocultura e Coordenador da Produção de Suínos da Fazenda Busato. Durante a palestra foi exibido um vídeo sobre a Agroceres Pic (empresa nacional do ramo de criação de suínos, que tem parceria com a Fazenda Busato), abordando sobre a criação e nutrição de suínos. Logo após a exibição, houve uma discussão do tema, onde os alunos puderam fazer diversos questionamentos, principalmente voltados à biossegurança, ou seja, os cuidados que devem ser tomados dentro da granja para evitar contaminação, bem como sobre o que é feito dos resíduos gerados pela suinocultura (os quais são pulverizados nas lavouras).
Além dessa discussão importante, Neimar falou sobre o interesse de oferecer estágio de observação aos estudantes de Agropecuária, com possibilidades de posterior contratação, de acordo ao desempenho dos mesmos e à necessidade da empresa, para atuação na Granja Busato II (suinocultura). Por fim, foram discutidas questões relacionadas às visitas técnicas que serão realizadas na Fazenda Busato, bem como o estágio de observação e co-participação que estão sendo programados para esse semestre, através de uma parceria entre a empresa e o CETEP. Nesse mesmo dia foi agendado o primeiro contato para o estágio de observação com duração de 16 horas, encaminhando o primeiro grupo de alunos para a realização do mesmo.